Recursos Humanos

O RH é uma parte vital de qualquer corporação e funciona como peça-chave para o sucesso da mesma. Ela é a responsável pelos relacionamentos internos, em gerir funcionários e por fazer o recrutamento, colocando assim uma mão de obra qualificada dentro da empresa.

Em função dessas responsabilidades, a área de recursos humanos tem uma missão estratégica dentro das empresas. Se o setor não tem sucesso ao selecionar os talentos mais adequados, todos os resultados da empresa ficam comprometidos.

O RH também é responsável por identificar e formar líderes, além de desligar pessoas que possam trazer atrasos e problemas para a empresa. Estas responsabilidades exigem que os profissionais ligados à área tenham muita desenvoltura para solucionar conflitos e promover as pessoas certas.

Outro ponto é o fato de o RH contribuir para o desenvolvimento profissional de seus colaboradores, os tornando mais eficazes, motivados, capazes de resolver problemas e, consequentemente, trazendo mais resultados para a empresa, ajudando para que os objetivos do negócio sejam atingidos com excelência e em um prazo menor.

Recrutamento

O trabalho de RH tem seu início no recrutamento. Quando abre uma vaga, há a demanda de contratar profissionais novos e devidamente capacitados para realizar tal função. São os funcionários de recrutamento que possuem a responsabilidade de efetuar um mapeamento dos cargos, para dessa forma definir o perfil para a vaga, e assim buscar maneiras de divulgá-la, a fim de contratar o melhor profissional para a oportunidade ofertada pela companhia.

Admissão

Ao selecionar o candidato ideal para a vaga em questão, o departamento de admissão assume a responsabilidade da contratação. Para tornar essa tarefa concreta, os responsáveis têm como objetivo recolher os documentos do funcionário contratado. Nessa fase ainda são realizados todos os registros de benefícios do profissional, como vale-alimentação e transporte, além do plano de saúde.

Treinamento

Após o recrutamento e admissão do colaborador, o funcionário do departamento precisa realizar a integração do mesmo com a equipe da empresa. Para tal etapa, o funcionário precisa fazer treinamentos, com o devido acompanhamento e supervisão dos responsáveis da área. Lembrando que os funcionários da empresa necessitam passar por constantes treinamentos, além de acompanhamentos para que a companhia sempre tenha os melhores resultados, e consequentemente os lucros pretendidos em cada área.

Compensação dos funcionários

Essa fase é fundamental para qualquer empresa, não importa sua área de atuação, já que ela tem como função realizar o controle de frequência dos colaboradores. A demanda integra parte da rotina de administração do ramo. Eles que possuem a responsabilidade ainda de fazer todos os cálculos das remunerações, benefícios, impostos, entre outros. Portanto, é extremamente importante que o quadro de pessoal do departamento esteja sempre em dia com as informações de leis trabalhistas, para não ocasionar nenhum tipo de problema à empresa, como um processo na Justiça, por exemplo.

Desligamento

Com a responsabilidade de cuidar dos funcionários que entram na companhia, essa área ainda trata de quem sai. Ao ocorrer um desligamento, não importa o motivo, seja por demissão por justa causa ou outra razão, o setor tem como função cuidar dos itens definidos por lei. O departamento faz o cálculo dos valores, estabelece o aviso prévio do funcionário, efetua um termo de rescisão, entre outras tarefas necessárias para que o colaborador se desligue da empresa da forma correta e dentro da lei. Lembrando que mesmo que a área tenha como a devida responsabilidade representar a companhia diante do funcionário, os sindicatos, além dos órgãos de Justiça, é importante não confundir o cargo. O setor não faz pagamentos, no entanto, prepara todas as documentações que são necessárias para que a área do financeiro possa realizá-los corretamente.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *